sábado, 11 de julho de 2009

Taxidermy Jewellery by Reid Peppard


Nascida na Califórnia, em 2004 Reid Peppard se mudou para Londres, onde se formou no curso de "Artes" na conceituada Central Saint Martins College.
Seu trabalho sempre teve uma relação com instalações de arte, onde as pessoas possam ir além de um input visual.

Sempre em busca de novas referências, o RadarX selecionou uma parte de seu trabalho, mais precisamente a linha "Taxidermy Jewellery", que é no mínimo fora do convencional. Parte ou animais inteiros empalhados dão o tom da polêmica - asas de pássaros são adereços para tiaras e colares, ratos de laboratório aparecem em abotoaduras, broches, bolsas ou até mesmo em acessórios de cabeça.

Confira a rápida conversa que o RadarX teve com a artista:

RadarX: Qual a inspiração para esse trabalho?
Reid Peppard: Quando eu era criança minha tia Louisa Stephen morava conosco em Los Angeles. Ela era e é uma artista incrível. Ela também era uma especialista em vida selvagem. Ela ensinou minha irmã e eu a ver a beleza dos insetos, plantas e o ciclo natural da vida. Ela fotografava a beleza que ficava nas pequenas vítimas de seu gato predador e esculpia grandes ratos em borracha para colocar na parede, montando escudos. Ela tem sido um forte influência para meu trabalho.

RX: Que mensagem você quer transimitir para o mundo com essas peças?
RP: Fundamentalmente meu trabalho é sobre como nos relacionamos com o mundo natural como consumidores. Minhas peças querem que as pessoas questionem as consequências de suas ações e atitudes tomadas em questões como o consumo de carne e uso do couro. Eu passo incontáveis horas preservando animais que são considerados como pestes desprezíveis. Pegar algo tido como repulsivo e transformá-lo em algo para vestir não é uma tarefa fácil nem comum. Eu gosto de fazer um trabalho que possa ser usado como um lindo acessório feito à mão e igualmente tenha seu conceito de arte.

RX: Sobre suas preferências musicais, o que você tem ouvido ultimamente?
RP: Eu ouço uma variedade de músicas, muitas delas de gosto pouco apurado. Para responder sua pergunta com maior honestidade, abri a pasta de "Recém Tocadas" em meu iTunes e essas sãos as 10 primeiras bandas ou artistas na lista: Crystal Castles, Vangelis, Miami Horror, ColdCave, Bessie Smith, Chopin, Roxy Music, Alden Tyrell, Norse Horse e Gumnaam Soundtrack.

Como a próprio artista classifica seu trabalho: "Contraditório, repulsive, intrigante e engajado".

Cada peça é única e pode ser adquirida sob encomenda.


Reid Peppard @ The Bunker Gallery
24 Caledonian Rd, Islington, Londres
www.reidpeppard.com / www.reidpeppard.blogspot.com














Nenhum comentário:

Postar um comentário